Com mais de 140 milhões de usuários cadastrados, a rede social chinesa Weibo lançou recentemente seu aplicativo em inglês para smartphones e registrou seu domínio .com. O próximo passo da empresa Sina é levar o microblog em si para o público do Ocidente.
Sua interface lembra o Twitter antes da grande mudança no layout feita este ano, com o fundo na cor azul, a coluna branca à esquerda dedicada ao campo de postagem e o avatar da pessoa acima, com o número de seguidores e seguidos, que no Weibo seria algo como fãs e "atento em".
Uma das questões mais aguardadas e apontadas por especialistas é como o microblog chinês vai lidar com a parte da censura depois que se tornar global em sua versão inglesa.
Em relação a uma possível competição com o Twitter, a Sina, empresa responsável pela Weibo, não falou sobre o assunto. Liu Qi, porta-voz oficial, declarou em entrevista para Reuters: "[...] a ideia de ter uma versão em inglês é para atender nossos usuários no exterior".
De acordou com o site Penn Olson, o Weibo não chegaria a ser uma ameaça para o Twitter, mas alerta que o microblog fundado por Biz Stone poderia aprender com o microblog da Sina em alguns aspectos. Dentre eles, o fato do Twitter não ter ferramentas que alimentem a discussão em grupo. Já no Weibo, existe espaço para comentários durante um post, semelhante ao Facebook.
Além disso, o conteúdo dos posts são categorizados em quatro grupos: conteúdo original, imagem, vídeo e música. Os tópicos e trends também são separados em categorias dentre as quais estão Beleza, Cinema, TV, Futebol, Basketball, Mobile, etc.
Ainda não podemos ter certeza que o Weibo vai alcançar êxito em terras ocidentais, mas o astro de Hollywood, Tom Cruise, já garantiu seu perfil no microblog.
Fonte: http://www.techtudo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário