O Twitter, por ter informações em tempo real sobre o que acontece no mundo, pois seus usuários sempre relatam os ocorridos através da rede, se tornou uma ferramenta indispensável para o profissional encarregado de fazer recortes do tempo e escrever o que julga ser de interesse público: o jornalista. Além disso, é possível, através da rede social, achar histórias diferentes para serem contadas e fontes para matérias que estão sendo apuradas.
Agora, o Twitter lançou um guia para ajudar os jornalistas neste trabalho. Trata-se de um guia de conteúdo que apresenta a rede para os jornalistas, mostrando tendências e casos de estudo, separados em quatro temáticas, que abrangem desde a relação do jornalista digital com as fontes até as ferramentas que são utilizadas através do Twitter.
A preocupação do Twitter em lançar um guia para os jornalistas mostra o quanto a rede está impactando a forma de se produzir conteúdo jornalístico. Existem alguns casos de estudo como o do avião que caiu no rio Hudson, em Manhattan, em Janeiro de 2009. Pessoas próximas do rio, ao perceberem o ocorrido, logo sacaram seus celulares e tiraram fotos, colocando as imagens no Twitter, antes de qualquer jornal noticiar. Mas, diariamente noticiamos acontecimentos através do Twitter, como um acidente de carro que fechou alguma via, por exemplo.
Com efeito, o guia ajudará jornalistas a, além de buscar fontes na rede, se apropriar dela para engajar as pessoas no próprio conteúdo gerado pelos jornais.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário